Alimentação por fórmula: quanto fornecer e com qual frequência?
Dúvidas comuns sobre alimentação com fórmula, frequência e sinais de fome do bebê.
Se você decidiu alimentar seu bebê com fórmula desde o início, está complementando o seu leite materno com fórmula ou se está trocando o leite materno por fórmula, você certamente terá dúvidas. Aqui estão as respostas para algumas dúvidas comuns sobre alimentação com fórmula. Para saber mais sobre como fazer o seu filho largar a mamadeira, veja este artigo.
Com qual frequência devo alimentar meu bebê?
É geralmente recomendado que os bebês sejam alimentados sempre que parecerem com fome, o que é chamado de alimentação sob demanda. A maioria dos recém-nascidos alimentados com fórmula é alimentada a cada 2 a 3 horas. À medida que ficam maiores, este tempo pode ser um pouco mais espaçado. Se o seu bebê for muito pequeno ou se tiver problemas para ganhar peso, você não deve deixá-lo sem mamar por muito tempo, mesmo que isso signifique acordá-lo. Nesse caso, converse com seu médico sobre a frequência com a qual o seu bebê deve ser alimentado.
Como posso saber se meu bebê está com fome?
Os sinais de que os bebês estão com fome incluem:
- Movimentação da cabeça de um lado para o outro;
- Abertura frequente da boca;
- Movimentação e extrusão frequente da língua;
- Introdução das mãos, dedos e punhos em suas bocas;
- Frazimento dos lábios;
- Movimentação dos dedos, acariciando os seios da mãe;
- Choro frequente.
Apesar do que você pode pensar, o ato de chorar é um sinal tardio de fome. Você deve oferecer a alimentação antes que seu bebê fique com tanta fome a ponto de ficar chateado e difícil de ser acalentado. No entanto, também é importante perceber que toda vez que seu bebê chora não é necessariamente por causa de fome. Às vezes, os bebês só precisam ser abraçados ou trocados, ou eles podem estar superestimulados, entediados, ou com muito calor ou muito frio. Se o seu bebê chorar apenas uma hora após uma boa mamada, pode haver outra coisa que está causando a angústia.
Quanto meu bebê deve beber?
Nas primeiras semanas, ofereça mamadas de 60 a 90 mililitros para seu recém-nascido. Aumente gradualmente essa quantidade à medida que se familiarizar com os padrões alimentares e o apetite de seu bebê. Aqui está uma visão geral do volume de leite que o seu bebê pode estar ingerindo em diferentes estágios:
- Em média, um recém-nascido ingere cerca de 45-90 mililitros a cada 2-3 horas. Essa quantidade aumenta à medida que seu bebê cresce e pode ingerir mais a cada mamada.
- Por volta dos 2 meses, o seu bebê pode estar tomando 120-150 mililitros a cada mamada e as mamadas podem ser a cada 3-4 horas.
- Aos 4 meses, o seu bebê pode estar tomando 120-180 mililitros a cada mamada, dependendo da frequência das mamadas e de seu tamanho.
- Aos 6 meses, o seu bebê pode estar tomando 180-230 mililitros a cada 4 a 5 horas, dependendo, também da introdução alimentar que, normalmente, ocorre nesta fase.
Por que meu bebê parece mais faminto do que o normal?
À medida que os bebês ganham peso, eles devem começar a ingerir mais leite a cada mamada. No entanto, mesmo assim, pode haver momentos em que seu filho parece estar mais faminto do que o normal. Isso pode acontecer se o seu bebê estiver passando por um período de crescimento rápido denominado estirão de crescimento ou surto de crescimento. Nos primeiros meses, os surtos de crescimento costumam ocorrer por volta de:
- 7 a 14 dias;
- Entre 3-6 semanas;
- 4 meses;
- 6 meses.
Durante esses períodos e sempre que seu bebê parecer especialmente faminto, aumente a oferta, respeitando a demanda do bebê. Sempre verifique o ritmo de crescimento e o volume de ingesta com o médico que realiza a puericultura de seu filho. Para mais informações sobre a saúde mental durante a gravidez, consulte este artigo.
Se você está procurando por produtos que possam ajudar na alimentação do seu bebê, considere investir em mamadeiras de qualidade que podem facilitar a transição para a fórmula.
Deixe um comentário
Ainda não temos nenhum comentário nessa página. Seja a primeira pessoa a comentar! Mensagens construtivas e úteis são sempre bem-vindas. ☺️