Cuidando da sua saúde mental durante a gravidez
A gravidez traz uma mistura de sentimentos e, nem sempre, todos são bons. Se você está preocupada, saiba que você não está sozinha. As preocupações são comuns, especialmente durante a primeira gestação de uma mulher ou durante uma gestação não planejada. Pode ser ainda mais difícil se você estiver lidando com problemas como depressão ou… Continue a ler »Cuidando da sua saúde mental durante a gravidez
A gravidez traz uma mistura de sentimentos e, nem sempre, todos são bons. Se você está preocupada, saiba que você não está sozinha. As preocupações são comuns, especialmente durante a primeira gestação de uma mulher ou durante uma gestação não planejada. Pode ser ainda mais difícil se você estiver lidando com problemas como depressão ou ansiedade.
Para sua saúde e a de seu bebê, cuide-se o máximo que puder. Certifique-se de comer bem, fazer exercícios, dormir o suficiente e tomar vitaminas pré-natais.
Se você estiver se sentindo preocupada, triste ou nervosa, converse com alguém sobre isso e saiba quando pedir ajuda.
Quais sentimentos podem surgir?
As mudanças de humor são normais durante toda a gravidez. Mas se você se sentir nervosa ou deprimida o tempo todo, pode ser um sinal de que algo mais profundo está acontecendo. O estresse por estar grávida, as mudanças em seu corpo durante a gravidez e as preocupações do dia a dia podem cobrar o seu preço.
Algumas mulheres grávidas podem ter depressão ou ansiedade:
- Depressão é tristeza, desânimo ou irritabilidade por semanas ou meses. Algumas mulheres podem ter depressão antes de engravidar, mas também podem desenvolvê-la durante a gravidez por vários motivos.
- A ansiedade é um sentimento de preocupação ou medo sobre coisas que podem acontecer.
Mulheres grávidas podem ter outros problemas de saúde mental, como:
- Transtorno bipolar (episódios de depressão mesclados com episódios de mania);
- Transtorno de estresse pós-traumático;
- Ataques de pânico (respostas físicas súbitas e intensas com uma sensação de medo inexplicável e paralisante);
- Transtorno obsessivo-compulsivo;
- Transtornos alimentares (como bulimia ou anorexia nervosa)
É importante tratar os problemas de saúde mental durante a gravidez. As mães que estão deprimidas, ansiosas ou com outros problemas podem não receber os cuidados médicos de que precisam. Elas podem não cuidar de si mesmas ou podem usar drogas e álcool durante a gravidez. Todas essas coisas podem prejudicar um bebê em crescimento.
Se você tiver um problema de saúde mental, converse com seu médico para que possa obter a ajuda de que precisa durante e após a gravidez.
Como os problemas são tratados?
O tratamento para problemas de saúde mental pode incluir:
- Medicamentos prescritos. Fale sempre com um médico antes de começar a tomar – ou parar de tomar – quaisquer medicamentos durante a gravidez.
Se você tomar algum tipo de medicamento para um problema de saúde mental e estiver grávida ou planejando engravidar, informe o seu médico. Não pare de tomá-lo a menos que seu médico lhe diga para fazer. Alguns medicamentos podem causar problemas para o bebê em crescimento, mas interromper o uso do medicamento pode piorar as coisas. Seu médico pode fazer um plano de tratamento que seja melhor para você e seu bebê. - Psicoterapia. Tratar-se com um psicólogo pode ser uma ótima maneira de controlar o estresse, lidar com a depressão e aliviar a ansiedade durante a gravidez. Encontrar um grupo de apoio onde você possa compartilhar suas preocupações com outras mães que sabem o que você está passando também pode ajudar. Para mais informações sobre como lidar com a ansiedade, você pode conferir o artigo sobre ansiedade de separação.
- Outras abordagens. Muitas mulheres encontram conforto em atividades como ioga, exercícios e meditação. Se você estiver se sentindo estressada ou oprimida, conversar com um amigo, familiar ou líder religioso pode ajudá-la a se sentir melhor.
Muitas mães ficam ansiosas ou deprimidas em algum momento da gravidez e algumas podem até precisar de tratamento para isso, mas um problema de saúde mental não precisa ser um problema para você ou seu bebê. Obtenha a ajuda de que precisa para se sentir melhor e você estará fazendo o melhor por vocês dois. Além disso, considere o uso de produtos que podem ajudar a relaxar, como aromaterapia e meditação.
Deixe um comentário
Ainda não temos nenhum comentário nessa página. Seja a primeira pessoa a comentar! Mensagens construtivas e úteis são sempre bem-vindas. ☺️